21.10.09

Rio 2016 é agora.

Começaram as olimpíadas brasileiras. Rio 2016 é agora.
Em um dia produtivo o Brasil mostrou ao mundo como está se preparando para os Jogos Olímpicos, os gregos antigos nunca imaginaram algo tão surpreendente.

Vamos aos fatos:
1- A tocha olímpica não para de queimar. No dia 07 foi acesa utilizando para isto um vagão de trem. Dez dias depois os ônibus continuaram mantendo aceso o fogo olímpico e o espírito dentro dos cariocas, e porque não dos brasileiros.
2- Três grandes equipes disparam combatem competem no quadro de medalhas disputando o morro o primeiro lugar. A polícia, com seu time cercado aguerrido, tenta se aproveitar da rivalidade entre o time do Morro São João e o time do Morro dos Macacos, mas estes garantem que não vão dar sossego à defesa dos PMs, pois vão competir com unhas, dentes e alguns fuzis.
3- Novo integrante da equipe de tiro ao alvo preocupa os adversários estrangeiros, dizem que o cara é tão bom que derruba até helicóptero.
4- A equipe de atletismo já mostra serviço. 100m com barricadas, 200 metros correndo da bala já são esperança de ouro para o Brasil.
5- Mas essas equipes que se cuidem, o time das almas sepultadas durante este período tende a crescer e se fortificar. Neste momento o time já conta com 29 atletas e parece que vai compor até 2016 a maior delegação que as olimpíadas já viram.

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que se cuide, se tudo continuar assim será substituído pelo COP – Comitê Olímpico Presidiário – que neste momento parece a única coisa organizada nesse país.
Triste realidade. Para rir? Não! Para se lamentar.
O governo pretende gastar até 2016 25 bilhões de reais (R$ 25.000.000.000,00) para produzir e maquiar o Rio de Janeiro, ou o que sobrar da cidade até lá. Somados a esses 25 bi, temos: os desvios, os superfaturamentos, as construções esponjas, as construções inacabáveis, beneficiamentos próprios entre outros meios legitimamente escusos. No fim das contas não é de se duvidar que esse gasto original seja muito maior, podendo chegar à faixa de 40 bilhões de reais, quantia esta gasta em 2008 com segurança pública.

Seria ilusão acreditar que esses custos operacionais não influenciarão em outros gastos públicos. De fato o governo não está de todo enganado quando diz que não faltarão recursos nas outras áreas, pois estes recursos já faltam. Não queremos entrar no mérito da questão a respeito das divisas do tesouro nacional, pois há e muito, o problema é a ingerência que fazem as divisas serem tão divididas que faltem em termos práticos.

É a velha história o Brasil vai gastar muito, podendo gastar esse muito em outras coisas, criando um sistema de fiscalização decente, investindo pesadamente em educação, saúde e segurança, para combater a velha corrupção que causa tantos estragos no país. Feito isso poderíamos ter orgulho de ser sede de qualquer evento mundial, gastando muito mais que 25 bilhões sem muita preocupação.

No mais pulemos, dancemos, cantemos e choremos sobre nossa triste realidade.

Um comentário:

  1. adoooooooooooooreeeeeeiiii!!!!
    vc's estao de parabens!!!
    parabens por terem tido coragem de começar o blog, e pelo pensamento inteligentissimo!
    gostei mto mesmo!!!

    bjaaaaooo

    ResponderExcluir